sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

29/02/2008 – Alagados (Porto Seguro)

Quando chegamos a Coroa Vermelha constatamos que a água por lá estava parada, mar de almirante, mas não sei por que já sabíamos que isso não poderia estar refletindo nos recifes onde a água estava literalmente “caldo-de-cana” ... quando desci eu ia dizer que seria impossível rodar os transectos por ali com aquela turbidez, mas vi que Saulo já havia iniciado o seu transecto que era bem menos restritivo que o meu, resolvi então começar pelo RDC (Rover Diver Census) onde eu metendo a cabeça em locas talvez pudesse fazer alguma diferença e logo a água deu uma singela limpada e deu para fazer não só o RDC como também os transectos.
Dentre os peixes o destaque vai para a avistagem de alguns gramas (Gramma brasiliensis) ... no topo do recife grandes colônias de coral-de-fogo (Millepora sp.) eram observadas aqui e acolá e dentro delas quase sempre pelo menos um crisurus (Mycrospathodon crisurus) dominava o terreno. Um destaque também (como para todos os recifes daqui de Porto Seguro até agora) para a grande quantidade de crinóides no recife (Foto2)
Me surpreendeu a quantidade de restos de redes-de-pesca perdidas presas nos corais (Foto1) por todo o recife!!
No final do mergulho aglomerados de algas boiavam na superfície e na esperança de encontraralgum peixe ali abrigado (o que não seria incomum) fui verificar estes aglomerados mas infelizmente não consegui ver um peixe se quer.
Estava comigo dentro d’água o Saulo Spanó.

Ainda na saída da enseada da Coroa Vermelha um grupo de botos (Sotalia guianensis) foi observado se deslocando em direção ao sul.



Nenhum comentário: