quarta-feira, 21 de maio de 2008

21/05/2008 - Porto da Barra

Depois de uns dias de mau tempo comecei a observar que a água limpa, azul, estava chegando de volta à costa ... o dia talvez não fosse o ideal pois ainda estamos sob influência da lua cheia do dia 19/05, ou seja estamos sob maré grande onde a amplitude entre as marés, especialmente durante a vazante (Preamar) costuma carrear sedimento e sujar bastante a água, porém hoje, apesar de ter bastante sedimento na coluna d'água a água estava incrivelmente clara ...
Chegamos no Porto da Barra por volta de 9:30h da manhã e às 9:50h já estavamos na água que estava fria e lisa ... alguns minutos após o inicio do mergulho pequenas ondas começaram a se formar sobre as pedras do lado de dentro do quebra-mar/trampolim do Porto da Barra ... enquanto o Billy fazia as fotos de esponjas para o seu trabalho de faculdade eu fui até o outro lado do quebra-mar para ver se encontrava algo de novo para fotografar, mas nas pedras a suspensão era grande, então decidi seguir para a areia para ver se encontrava alguma raia-eletrica (Narcine brasiliensis), mas infelizmente não ví nenhuma ... na areia encontrei de diferente um carangueijo muito doido (Calappa sp.) (Foto 2) e ao retornar para as pedras antes de vir embora, além de diversos peixes eu vi ainda um crinóide (Echinodermata) (Foto 3) ... aproveitei poucas fotos de hoje por causa da suspensão, mas com a quebra da maré nos próximos dias esse sedimento deve diminuir ou até mesmo cessar e farei novas fotos.
O mergulho durou cerca de uma hora e então nós saimos da água porque tinhamos ainda uns compromissos no resto do dia.
Quando saímos observamos passar por nós um coletor de organismos ornamentais carregando em um saco um pequeno tricolor (Holacanthus tricolor) e na bicheira uma pequena lagosta (Foto 4).
Quando saímos a maré havia mudado um pocuo, o mar havia encrespado devido a um aumento na força do vento, porém nada que seja preocupante, a água limpa está vindo para o feriadão, assim espero ... a partir de amanhã pretendo não sair da água se as condições meteorológicas permitirem.
Estava comigo neste mergulho o Billy.

Nenhum comentário: