sábado, 24 de maio de 2008

24/05/2008 - Yacht Clube da Bahia

Depois do mergulho no farol da Barra fizemos um rápido intervalo de superficie no côco curtindo as comédias do povo que circulava pelo calçadão e fomos para o Marco Polo, entre o Porto da Barra e o Yacht Clube da Bahia.

Entramos na água por volta de 15:30h, fizemos um mergulhinho pela enseada do Marco Polo e seguimos então a nado para o Yacht onde ficamos a maior parte do tempo ... a água estava muito mais clara que no mergulho anterior (também, já era o fnal da enchente!) ... observei novamente as duas maria-pretas (Stegastes fuscus) doentes que eu pretendo acompanhar por um tempo observando o seu comportamento e a influencia dessa doença na sua qualidade de vida (se isso for possível, estou lendo uns artigos para ver o que posso fazer ainda).

Apesar das fotos não terem ficado lá muito boas, hoje foi o dia das moréias, de Gymnothorax funebris a G. vicinus e G.miliaris, foram 5 ou 6 exemplares ao todo.

Dos animais fotografados destaco uma esponja com milhares de ofiuros (Foto 2), um badejinho da espécie Alphestes afer (Foto 3), um invocado Cantherhines macrocerus (Foto 4) e uma minuscula e belíssima colônia do coral (Montastrea cavernosa) (Foto 5) com os pólipos ja abertos, entre uma esponja vermelha, fotografada no cair da tarde em baixo do restaurante do Yacht Clube, entre outros aniamais como estrelas-do-mar, outros ofiúros, esponjas, corais e peixes como o garrião (Labrisomus sp.) e outros que não postei aqui.

Estava comigo neste mergulho a Naty (Foto 1).


Nenhum comentário: