segunda-feira, 26 de maio de 2008

26/05/2008 - Marco Polo

Marcamos de cair na água hoje as 15:00h, mas foi impossivel para todos chegar no horário, começamos a chegar às 15:30h e so entramos na água às 16:00h.

O mar estava bem batido nas pedras, e também bem diferente dos dias anteriores, pensei em pular da pedra, mas tinha muito pescador e o local onde dava para pular (que se encontrava sem pescadores) parecia estar muito raso, o que me fez resolver entrar pela escada, mesmo com a onda batendo ali ... em um outro momento inclusive, mas ainda no inicio do mergulho uma destas ondas me jogou em cima das pedras, porém consegui me virar antes de bater com tudo só que alguns espinhos de uma pinaúna ou ouriço-negro (Echinometra lucunter) conseguiram entrar (apenas e ainda bem) em meu calcanhar esquerdo ... foram vários espinhos, a maioria eu consegui tirar na mesma hora apenas puxando, porém dois deles, um medindo cerca de 1,00 cm e outro que media cerca de 0,80 cm so pude tirar depois, um deles ainda lá no Marco Polo e outro so em casa com a ajuda de agulha e pinça (Fotos 5 e 6). Incrível que o lugar onde os espinhos estavam alojados no meu calcanhar nem tinha traços de sangue, porém foi só tirar os espinhos que o sangue começou a escorrer, isso sem falar que retirar aqueles diabos doi mais que sentir eles entrando na pele.

Bom, por conta dos espinhos eu quase não consegui mergulhar, so conseguia bater um pé, então fiquei só pelo raso mesmo, quando uma rêmora (Echeneidae) (Fotos 1, 2, 3 e 4) decidiu me seguir ... me senti "o" tubarão e fiz milhares de fotos da minha "admiradora" ... me senti em uma estação de limpeza e descobri que as vezes a mordidinha que eles dão até doem, mas não tanto quanto outra mordidas que andei também levando.

O mergulho para mim foi rápido, saí logo da água deixando o pessoal ainda mergulhando e voltei para casa para retirar o espinho que restou ... após a retirada o pé ficou um pouco vermelho e ligeiramente inchado no calcanhar, além de um pouco quente apenas no lugar onde estavam alojados os espinhos, mas acredito que não vou ter nenhuma reação maior que essa não, uma pena que vou ser obrigado a recusar o convite que recebi para fazer um mergulho noturno hoje na Amaralina ... fica pra próxima ... se amanha o pé tiver de boa, mergulho em outro lugar.

Ah, antes que eu esqueça de comentar ... quando a maré vira, vira mesmo ... acho que virou ... quando eu estava saíndo do mar retirei a nadadeira a presilha da nadeira soltou e caiu, procurei a morrer mas não achei ... o pior é o custo, essa besteira custa nada menos que R$57,00!!!!

Estavam comigo dentro d'água hoje o Pedro (Tigre), o Márcio e a Pity.












Gostaria de agradecer ao Gian da Dive Bahia por ter me "doado" uma presilha de nadadeira da Mares me ajudando a economizar R$57,00 que no momento arcar com este gasto inesperado seria mais doloroso que os espinhos enfiados em meu calcanhar ... muito obrigado Gian e toda a equipe da Dive Bahia, um grande abraço.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá.. meu nome eh Matheus, sou de Natal/RN e estava fazendo umas pesquisar na Net e por acaso encontrei esse Blog.. gostaria de parabenizar-los pelas belas fotos desses varios mergulhos efetuados.. tenho umas fotos tambem que fiz de uns animais aqui em uma praia de Natal, e estava procurando um site para poder me ajudar na identificação foi ai que achei esse blog!
ahh se vcs vierem algum dia por aqui no RN(nao sei se ja vieram), dou uma dica de um otimo mergulho.. Praia de Maracajaú! la tem corais maravilhosos, ela faz parte de uma UC daqui do estado, é a APA dos Corais! vale a pena conferir..
abraço amigos..e sucesso!!

qualquer coisa eh so entrar em contato! matheusbiologia@gmail.com

Parabéns