Caimos na água para este mergulho exatamente 13:00h ... a maré estava no osso, bem seca, começando a encher e a água bem limpa ... o mal é que o lugar estava apinhado de caçadores submarinos corongos, uns imbecis que matavam budiões (Scaridae) pequenos, barbeiros (Acanthuridae), entre outros ... não saiam da região que não passava de 1,30m de profundidade, e além de estarem ali matando peixes, matavam um monte de coisa que nem iam comer ... isso quando levavam o peixe ... so eu econtrei um budiãozinho (Halichoeres poeyi) (Foto 2) e uma cramurú ou moréia-verde (Gymnothorax funebris) mortos, arpoados, descartados demonstrando a falta de respeito dos praticantes deste esporte macabro com as demais formas de vida, um no fundo sendo comido por caracois e outro boiando na superficie ... animais que morreram para um bando de imbecís se achar "O Cara" ...
Bom, voltando ao mergulho, fomos até o naufrágio do Maraldi onde ficamos quase o tempo todo perto da caldeira e dos destroços atravessando a caldeira para fotografar ou buscando os cardumes em baixo das chapas, como o cardume de Pempheres schomburgki que fotografei em baixo de uma delas (Foto 3) ... ainda vimos algumas estações limpeza de rufos (Bodianus rufus) que limpavam alguns barbeiros (Acanthurus spp.), além de mutos outros peixes na região do naufrágio, inclusive um pequeno Carangidio (Foto 4) e durante todo o percurso entre a praia e o naufrágio.
Ví também um terminal de budião-batata (Sparisoma frondosum), parrudo ... mas é bom não espalhar não se não daqui a pouco estes corongos vão la querer matar este belissimo peixe.
Ficamos na água até as 14:40h quando decidimos sair e ir para outro lugar, fazer um outro mergulho diferente, aproveitar as condições de mar e tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário