quarta-feira, 9 de abril de 2008

09/04/2008 – Blackadder e Boa Viagem

O mergulho de hoje marcado pela lista iria acontecer em algumas das praias da Barra acabou de ultima hora sendo transferido para a Boa Viagem (Foto 1) ... às 15:00h caímos na água que estava boa, bem limpa apesar de apresentar um pouco de suspensão lá no fundo, na areia, entre os 7 e 9m de profundidade.

Lá durante o mergulho eu fiquei inicialmente sobre os recifes onde observei alguns jovens budiões-azuis (Scarus trispinosus) (Foto 2) e budiões-Zelinda (Scarus zelindae) (Foto 2) entre outros peixes como borboletas (Chaetodon striatus), barbeiros (Acanthurus sp.), salemas (Anisotremus virginicus), Haemulon aurolineatum, etc. Descendo o paredão entre o recife e a areia muitos amborés-vidro (Coryphopterus sp.) (foto 3), alguns barriga-de-areia (Serranus flaviventris), alguns camarões-palhaço (Stenopus hispidus) e muitas aranhas-do-mar (Stenorhynchus seticornis) entre outros organismos.

Nas paredes do recife algumas colônias de corais-cerebro (Mussismilia sp e Siderastrea sp.) e algumas colônias de corais-de-fogo (Millepora sp) (Foto 4), além de esponjas e ascidias de diversas cores. No caminho de volta a praia, depois de 40 minutos de mergulho registrei um ouriço-lilas (Lytechinus variegatus) associado a lixos, além de mais filhotes de budiões-azuis (Scarus trispinosus).
Estava comigo neste mergulho a Léia.

Um comentário:

leia disse...

Rodrigo! Eu não sei como vc consegue tirar tantas fts boas na apnéia!
Eu adicionei algumas desse mergulho em meu álbum no orkut: http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=13399206272337582313&aid=1203680346
Quando tiver um tempinho, passa lá e me diz o que achou. É meu 3º mergulho c/ a câmera e sei que tenho muito o que aprender... Mas, até que não ficou tão mal! Se der p/ me ajudar c/ a identificação das espécies, eu ficaria muito agradecida! rsrsrs... Bjo