sábado, 26 de abril de 2008

26/04/2008 - Yacht Clube da Bahia

Chegamos no Yacht por volta das 16:30h, Pedro entrou pelo clube e eu, como não sou sócio tive que entrar pelo Marco Polo e ir até o clube nadando, o que não foi problema algum, fui mergulhando!!

A água não estava limpa, havia muita suspensão, especialmente na enseada do Marco Polo e na enseadinha da prainha do Yacht havia muito lixo boiando e bastante óleo na água, provavelmente do tráfego intenso de embarcações durante o dia ... logo abaixo do restaurante, em uma loca eu vi uma caramuru ou moréia-verde (Gymnothorax funebris) (Foto 1) que tinha cerca de 100 cm de comprimento, fiz umas fotos dela mas não ficaram muito boas ... nesta mesma loca um baiacú-espinho (Diodontidae) medindo 60 cm de comprimento também se escondia das lentes, fiz algumas fotos, mas a maioria também não ficou muito boa ... aliás, nenhuma ficou ... ficamos na água até escurecer e consegui fotografar algumas colônias de coral como o Montastrea cavernosa com os pólipos abertos (Fotos 3 e 4), Mussismilia spp. e Millepora spp., além de alguns pequenos Kyphosus sp. (Foto 2) que se mantinham em cardume em baixo de um flutuante.

Ficamos na água até as 18:30h para Pedro brincar um pouco com seu brinquedinho novo que já estou invejando, mas uma inveja boa hehehe, em breve estarei com o meu também, assim espero.

Como já disse até agora, estava comigo dentro d’água.


Nenhum comentário: