sábado, 12 de abril de 2008

12/04/2008 – Caramuanas Leste-Sueste

Mais uma vez, depois de mais meia hora de navegação chegamos ao outro ponto do mergulho, desta vez as caramuanas de Leste-Sueste, área de exclusão de pesca limitada pela Pro-Mar onde fizemos um mergulho de 70 minutos a uma profundidade máxima de 5,8 m para a aplicação de censo estacionário para peixes registrando 31 espécies de 17 famílias distintas, sendo as famílias Pomacentridae e Scaridae as mais representadas com 4 espécies cada, entre eles o budião-Zelinda (Scarus zelindae) (Foto 2) e o budião-azul (Scarus trispinosus) (Foto 3).

O tempo de fundo neste mergulho foi todo gasto na realização dos censos, portanto foram feitas poucas fotos e como o meu LCD continua queimado perdi muitas fotos que não focaram, das que pude aproveitar além das já citadas no texto um destaque para a colônia de coral-de-fogo (Millepora sp.) e o filhotinho de salema (Anisotremus virginicus) (Foto 1) que dão uma boa amostra de como estava a água no topo do recife, um pequeno e desfocado grama (Gramma brasiliensis) (Foto 4) e uma panorâmica de baixo para cima mostrando alguns crinóides no topo do recife (Foto 5). Neste mergulho Amanda e Valério observaram e fotografaram um jovem mero (Epinephelus itajara) (Foto 6) que media aproximadamente 1 m (segundo Amanda).

A presença de budiões de grande porte, especialmente o azul e do mero demonstram se não a eficiência a necessidade de se manter esta como área de exclusão de pesca, porém achei a área pequena e me quesitono quanto a sua funcionabilidade, mas a criação desta área já foi um passo interessante.

Às 16:10h já estávamos a bordo do Horas Vagas II em direção à praia de Aratuba. No caminho observamos alguns trinta-réis (Sterna sp.) se alimentando.

Estavam comigo neste mergulho Amanda, Caros Valério, Miguel e Pedro Porrada.


Nenhum comentário: