domingo, 27 de abril de 2008

27/04/2008 - Yacht Clube da Bahia

Da mesma forma que ontem, hoje eu tive que entrar pelo Marco Polo … quando eu desci as escadas e cheguei nas pedras um morador me chamou para mostra o lixo que ele catou no fundo da enseada que eu me preparava para mergulhar (Foto 1), dei os parabéns ao morador e fotografei o lixo, disse que ele deveria ser seguido como exemplo em sua comunidade ...

Bom, vamos ao mergulho ... caí na água umas 16:00h e levei um susto, a água estava bastante limpa, muito diferente do dia anterior ... fui direto para o Yacht e La procurei em baixo do restaurante a caramuru (Gymnothorax funebris) e o baiacu-espinho (Diodontidae) de ontem, mas eles não estavam lá, em seu lugar algumas pescadinhas (Odontoscion dentex), algumas fogueirinhas (Myripristis jacobus) e alguns Pareques acuminatus, entre outros peixes ... dos invertebrados vi muitos ouriços-lilaz (Litechinus variegatus) (Foto 2) e ouriços-satélite (Eucidaris tribuloides) (Foto 6), além de Zoanthus sociatus (Foto 3), esponjas (Foto 3), e muitos outros ... um destaque para uma maria-preta (Stegastes fuscus) (Fotos 4 e 5) com alguma doença esquisita, fiz várias de boas fotos dele, pretendo voltar lá para observar o seu comportamento nos próximos dias.

Terminamos o mergulho hoje ainda com céu claro, exatamente no pôr do sol.

Estava comigo na água hoje o Pedro Porrada.


Nenhum comentário: