terça-feira, 8 de abril de 2008

08/04/2008 - Farol da Barra

Hoje tentei de todas as formas mergulhar, mas não conseguia achar companhia ... pensei em mergulhar sozinho, mas isso foge às normas básicas de segurança no mergulho e não estava a fim de burlar esta norma ... desisti ... estava fora de casa quando Billy me ligou chamando para mergulhar ... corri em casa, peguei meu equipamento e corri para o Farol da Barra (Foto 1), levei quase uma hora para chegar lá (engarrafamentose olha que moro bem perto), por isso os demais mergulhadores ja estavam na água quando cheguei ...
Entrei eram 11:50h, final da vazante ... a maré estava morna, "no osso" e a água bastante suja (suspensão) ... quase desanimei e sai da água ... mas logo a maré parou e virou, começou a encher ... a água limpou em fração de minutos e logo estava cristalina ... nadei em direção ao naufrágio do Maraldi (Foto 6) e lá encontrei o resto do pessoal ... na caldeira os cardumes de Pempheres schomburgki (Foto 2) e pra variar brincamos um pouco de atravessar a caldeira para fazer umas fotos desses peixes de dentro p fora ... procurei os neons (Elacatinus sp.) da colônia de Monstastrea cavernosa que existe ali do lado da caldeira mas parece que ja capturaram todos os indivíduos (:S) ... fui então ver se o brotula (Stygnobrotula latebricola) (Foto 4) estava por lá e fiquei feliz em ver que sim, vamos ver até quando ... nos destroços da popa tinha ainda uma estação de limpeza de um rufus (Bodianus rufus) (Foto 5) que limpava barbeiros (Acanthurus bahianus) e borboletas (Chaetodon striatus) ... quando retornavamos para o raso passamos por um jovem crisurus (Mycrospathodon crisurus) (Foto 7) entocado en pedras,fugindo do padrão que a gente vem encontrando onde estes peixes sãp pbservados geralmente em colônias de corais-de-fogo (Millepora sp.). Do lado do costão rochoso do Farol estavam rolando as perfeitas, porém pequenas ondas que vez ou outra se formam por lá e logo abaixo das ondas diversos peixes e invertebrados, entre eles o ouriço-branco (Tripneustes ventricosus) (Foto 8).
Como sempre, observamos alguns lixos, um boneco azul e uma lata foram os destaques de hoje, a lata pela incrustação (Foto 3) ... era tanta a incrustação que fiquei sem saber se retirava ou não a lata do mar, acabei deixando ela por lá mas não sei se fiz o certo ... só não achei certo sacrificar as colonias de esponjas que ja haviam colonizado a lata.
Ficamos no mar até umas 12:30h e saímos porque a bateria da máquina de Billy havia acabado e também porque precisavamos realmente sair, eu tinha compromisso as 13:00h e me parece que os demais também.
Estavam comigo neste mergulho Billy e Rato.
Excelente mergulho ... o mar nos brindou com uma água tão clara ...


Um comentário:

Anônimo disse...

Dá uma ligada pra mim também quando forem!
Meu nome é Márcio, moro na Pituba e de vez em quando vou lá e mergulho meio sozinho, mas cagando de medo de dar alguma coisa errada.
Hoje mesmo, eu não fui porque desanimei de ir sozinho.
Abraço
meu telefone é (71) 82323813.