domingo, 13 de abril de 2008

13/04/2008 – Caramuanas Leste-Sueste

Hora do mergulho extra do dia, um fun dive nas Caramuanas Leste-Sueste, um dos melhores pontos mergulhados nesta operação, além de ter sido o local onde Amanda e Valério viram o mero (Epinephelus itajara) no dia anterior ... fiz 95 minutos de fundo a uma profundidade máxima de 6 m.

Observei 32 espécies de peixes neste fun dive, com destaque para os cardumes de cromis (Chromis multilineata) e sargentinhos (Abudefduf saxatilis) que eram frequentemente observados em cima de colônias de Millepora sp. como podemos observar na Foto 3. Outros destaques para a colônia de Montastrea cavernosa que abre este mergulho (Foto 1), para a colônia de Mussismilia sp que tem consigo ainda uma Polichaeta (Foto 2), os budiões-zelindae (Scarus zelindae) (Foto 4), trilhas ou saramonete (Pseudopeneus maculatus) (Foto 4), gramas (Gramma brasiliensis) (Fotos 5 e 6), os budiões-azuis (Scarus trispinosus) (Foto 7) e para os budiões-batata (parisoma axillare) (Foto 8).

Estavam comigo neste mergulho Amanda, Caros Valério, Miguel e Pedro Porrada ... fechando a série de mergulhos do fim de semana.


2 comentários:

Naty disse...

pensando bemmm.... o gramma é bicho bem feio!

Galmaran disse...

See Please Here